9903 29942 1 PB

1409 palavras 6 páginas
PÊNDULO BALÍSTICO

*

1

Isabel Bianchi
Jose de Pinho Alves Filho
Departamento de Física – UFSC
Florianópolis – SC
Resumo
O pêndulo balístico é um problema bastante comum entre os tratados no item “quantidade de movimento”. Sua abordagem é teórica e idealizada. Neste trabalho, é apresentada a construção alternativa de um pêndulo balístico extremamente simples, que possibilita discussões relativas à conservação de quantidade de movimento, colisões, limites experimentais e suas correções e aproximações.
Palavras-chave: Pêndulo balístico, quantidade de movimento, colisões. I. Introdução
O pêndulo balístico foi inventado em 1742, com o objetivo de medir velocidades de projéteis por meio de colisões inelásticas com um corpo de massa muito maior. Sua maior aplicação foi em indústrias de armamentos, onde era medida a velocidade com que os projéteis lançados atingiam o alvo. Para se determinar essa velocidade, usa-se a conservação do momento linear e da energia mecânica.
Tendo em mente o ensino de choques no ensino médio, pensou-se em construir um equipamento que permitisse ao estudante um entendimento maior sobre o princípio da conservação do momento linear, tópico este que é ligado ao assunto acima mencionado.
Foi então que, ao depararmo-nos com a sugestão de se construir o pêndulo balístico, resolvemos aceitá-la buscando uma melhor maneira de construí-lo.
Apresentamos, do original, apenas a disposição dos mecanismos.

II. Material necessário
- uma chapa de madeira de (40,00 x 30,00 x 1,00) cm;
* Publicado no Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 2, n. 3, dez. 1985.
1

Aluna de graduação do curso de Licenciatura em Física − UFSC

82

- uma chapa de madeira de (30,00 x 15,00 x 2,00) cm;
- três pedaços de madeira de (20,00 x 2,00 x 1,00) cm;
- um pedaço de mangueira cristal de 20,00 cm e com 1,20 cm de diâmetro; - uma esfera de aço com 0,95 cm de diâmetro (e 3,50 g de massa);
- dois tubos de caneta de plástico (do tipo esferográfica descartável);
- um canudinho de

Relacionados