98iouoiuou

1746 palavras 7 páginas
Música

Cantochão é a música mais antiga que conhecemos. Consiste em uma única melodia (monofônica). Antigamente não tinha acompanhamento, melodias fluíam livremente, através de intervalos de tom. Ritmos irregulares com forma livre. Ainda hoje o cantochão é usado.
A música antiga empregou um sistema especial de escalas às quais se da o nome de modo. O modo em que a melodia está escrita é identificada pela sua final, ou seja, pela nota em que ela começa e termina, ou pelo âmbito da melodia, dado por suas notas mais alta e mais baixa.
Por volta do século IX. Os compositores partiram para uma serie de experiências, introduzindo uma ou mais linhas de vozes com o propósito de acrescentar maior beleza e refinamento a suas musicas. A composição nesse estilo é chamada de organum, e sua forma mais antiga é o organum paralelo.
Nos séculos seguintes, além do movimento paralelo, a voz original também usava o movimento contrario, movimento obliquo e movimento direto. No organum livre, a voz original já aparece escrita acima da voz principal.
O estilo rigoroso de nota contra nota foi substituído por outro em que a voz principal de estica por notas do canto com longos valores. A voz principal passou a ser chamada de tenor. Acima das notas do tenor, uma nota mais alta se move livremente, expressa por notas de menor valor, que se desenvolve com suavidade. Esse melodioso grupo de notas cantado em uma única silaba recebe o nome de melisma, por isso organum melismático.
Moteto é um tipo de música popular. Muitas dessas composições foram elaboradas para serem cantadas fora da igreja. Sobre uma clausula, fora acrescentada uma terceira voz (triplum), escrita com notas mais rápidas.
Em sua maioria, danças e canções medievais são monofônicas. Troubadours eram poetas-músicos do Sul da França, e os Trouvères do norte. Troubadours e Trouvères eram aqueles que descobriam ou inventavam novos poemas e melodias. Eram melodias que davam clara idéia de tom, mas não de valores reais

Relacionados