98854-1425556-1247-

3914 palavras 16 páginas
Os efeitos das cores
Os efeitos e as influências das cores sobre os seres humanos são muitos e variados e, por isso, merecem um estudo especial. A ciência classificou as cores segundo diversos critérios, de acordo com os fenômenos da Ótica. Aqui, estudaremos as cores de forma mais sucinta, nos atendo aos efeitos terapêuticos das mesmas.
As variações entre as tonalidades de uma mesma cor são aqui dispensadas para simplificar a compreensão e também porque não determinam diferenças marcantes quanto aos resultados.
O branco não é citado, pois não é uma cor em si, mas a soma de todas as cores; portanto, possui efeito neutro, não muito significativo em cromoterapia. O preto, que também não é uma cor, mas a total ausência de cor, é aqui incluído porque produz uma enorme influência sobre os seres humanos. VERMELHO

Características
Com sua força, seu poder e seu brilho, o vermelho simboliza o princípio de vida. Uma cor ativa e estimulante, que produz impulsividade, avidez, excitabilidade, impulso sexual, desejo. O vermelho favorece também a força de vontade, a conquista, a vitória, a glória e a liderança. É ativo, ofensivo, agressivo, competitivo, sensual, excêntrico, autônomo e móvel. Sua contemplação estimula à ação, à luta, à conquista. É a cor das pessoas detentoras de magnetismo pessoal e de grande força vital psíquica ou orgânica. São pessoas dinâmicas, instáveis, empreendedoras e às vezes até violentas em casos extremos.
O vermelho possui onda de frequência vibracional que mais se aproxima da matéria e está relacionada ao mundo físico.Na escala das cores, essa é a primeira que aparece, possuindo uma onda longa que lhe confere uma capacidade de propagação maior que as das outras cores, fazendo com que se sobressaia perante as demais.
A saúde e o vigor são atributos diretamente ligados a cor vermelha, que pode ser extremamente revitalizante e estimulante nos casos de inércia, depressão, medo ou melancolia. É de grande ajuda para aqueles que têm medo da

Relacionados