9867463555343

1481 palavras 6 páginas
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 rEFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O PPP (Projeto Politico Pedagógico) é um retrato de cada escola, pois cada uma tem sua identidade, forma de organização e contexto e sua história, também todo PPP tem que ter uma filosofia de formação e trabalhar com a articulação do trabalho escolar de uma forma variável, isto tudo que nasce nele é fruto da interação entre os objetos e prioridades estabelecidas pela coletividade que estabelece, através da reflexão, uma nova construção da realidade, Nesse sentido, o projeto político-pedagógico é práxis, ou seja, ação humana transformadora, resultado de um planejamento dialógico, resistência e alternativa ao projeto de escola e de sociedade burocrático, centralizado e descendente. Ele é movimento de ação-reflexão-ação, que enfatiza o grau de influência que as decisões tomadas na escola exercem nos demais níveis educacionais.
Quando nos referimos ao termo político, é porque entendemos que toda ação pedagógica é, também, uma ação política, não no sentido de uma doutrina ou partido, mas no sentido da busca do bem comum e coletivo. O PPP deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de consciência dos problemas e das possíveis soluções, estabelecendo as responsabilidades de todos. A presença do debate democrático possibilita a produção de critérios coletivos no seu processo de elaboração, assimilando significados comuns aos diferentes agentes educacionais e colaborando com a identificação desses com o trabalho desenvolvido na escola.

2 DESENVOLVIMENTO
O Projeto Político-Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é necessário a envolvimento das pessoas na sua construção e

Relacionados