986543209

1315 palavras 6 páginas
tutorial para construir gerador de energia sustentavel
O tutorial abaixo foi extraído de um email gentilmente compartilhado pelo Peetssa e que deixo registrado por aqui para uma maior difusão deste conhecimento tão precioso para a preservação de nosso planeta -- fabs.
O principio da Corrente Induzida Magneticamente é simples. Todo imã tem as polaridades positivo e negativo (alguns preferem dizer norte e sul) portanto quando posicionamos os imãs lado a lado os opostos se atraem formando um circulo que contém a intermitencia + - que são colocados em movimento ciclico (ex: roda da bicicleta com os imãs colados lado a lado radialmente). Em outro disco que se mantem estático posicionamos as bobinas de fio de cobre esmaltado que "captam" esta intermitencia dos imãs gerando uma corrente alternada + -. É fundamental marcar todo começo e final de cada bobina, pois se ligar alguma invertida ela anula o resto da fase.
As bobinas tem que ser padronizadas, ou seja, devem conter a mesma quantidade de voltas (chamadas espiras), enroladas na mesma direção (caso contrario tambem anula a fase) e dimensionadas conforme as necessidades. Este dimensionamento é empírico, testes, testes, testes, haja testes... A quantidade de voltas determina a tensão (voltagem) e a bitola do fio determina a corrente (amperagem). No caso do gerador P2RCA do video utilizamos fio de cobre 0,8mm com 200 voltas cada.
Para a montagem é necessário seguir uma geometria especifica que, no caso de um gerador de 7 fases, cada fase é um hexagono com uma bobina em cada vértice, portanto 7 hexagonos com 6 bobinas cada. Uma vez que você consegue este circulo que contem os 7 hexagonos voce precisa fixar os imãs de forma que as 6 bobinas do hexagono sejam estimuladas no mesmo instante pois no instante seguinte os imãs estimularão a proxima fase ou hexagono. É uma matemática um pouco estranha mas para 42 bobinas (7X6) utilizamos 24 imãs.
A quantidade de imãs é relativamente proporcional à quantidade de energia

Relacionados