985463444532

3485 palavras 14 páginas
1. Introdução
O autor ao se deparar pela primeira vez com o marketing, no início da década de 60, os livros sobre o assunto eram basicamente descritivos. O autor então resolveu abordar o marketing gerencial com o objetivo de ajudar os gerentes de marketing a solucionar os problemas em frente as mais difíceis situações.
O principal enfoque do livro é o de expandir o domínio do marketing, que trouxe certa dificuldade, pois, atraiu várias críticas das pessoas que preferiam um marketing mais limitado do que ideias inovadoras para vender mais as coisas. Auxiliar as empresas com ideias mais inovadoras no mercado com a percepção para a importância de mudar o foco de sua organização de produto para mercado e clientes é uma das principais contribuições do marketing moderno.
Muitos anos se passaram antes que um número considerável de empresas deixasse e pensar “de dentro para fora” para fazê-lo de “fora para dentro”. Mesmo hoje, muitas empresas ainda operam com o foco na venda de produtos, em vez de no atendimento de necessidades.
Muita coisa mudou em nossa maneira de ver o marketing de serviços e o marketing de negócios, e o impacto maior ainda está por vir, à medida que as forças da tecnologia e da globalização se aceleram. Os computadores e a Internet provocarão mudanças comportamentais extremamente profundas na compra e na venda.

2. Marketing Estratégico
À medida que o mundo gira em direção ao próximo milênio, tanto as pessoas quanto as empresas ficam imaginando o que os espera. A preocupação não é só o falto de haver mudanças, mas sim a velocidade acelerada dessas mudanças.
Nem sempre as empresas percebem que seus mercados estão sempre mudando.
A estratégia utilizada no ano anterior que foi completamente vitoriosa pode ser hoje, o caminho mais certo para o fracasso. À medida que o ritmo de mudanças se acelera, as empresas não podem mais confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade. Há dois tipos de empresas: aquelas que mudam e

Relacionados