9828282898181989289

Páginas: 2 (470 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
GEOGRAFIA – CLIMA E MEIO AMBIENTE

Alguns fenômenos naturais estão diretamente ligados à umidade do ar. A formação da neblina onde o vapor de água excedente se condensa em pequenas gotículas quandoa temperatura diminui é um destes.
A formação de nuvens também segue o mesmo princípio, pois o sol aquece a Terra forçando a evaporação da água, o vapor tende a subir e ao atingir regiões mais altasda atmosfera, que são mais frias, o vapor de água se condensa. Em regiões quentes e úmidas ao fim da tarde geralmente chove, pois a quantidade de vapor de água é bastante elevada, proporcionando aformação de nuvens e a conseqüente precipitação, esse fenômeno é bastante comum na região amazônica.
Uma vez que a umidade do ar está diretamente ligada à temperatura e à presença de reservatórios deágua como rios, mares, lagos, não é difícil visualizar a distribuição de índices de umidade no planeta. A faixa do Equador é mais quente, e em sua grande parte bem provida de fontes de água, os pólospor sua vez, embora tenham abundância de água, são frios. Nas zonas temperadas há uma maior variação da umidade do ar, pois nelas as estações do ano são mais definidas, ou seja, a variação detemperatura menos homogênea em cada período.
O relevo e as correntes de ar influenciam de forma marcante a distribuição das chuvas, o índice pluviométrico e, de modo geral, a umidade.No Brasil as regiões maisúmidas são a amazônica e as litorâneas, decrescendo quanto mais se adentra ao território. O Centro Oeste brasileiro é o local que apresenta, junto com parte do Sudeste alguns dos menores índice deumidade relativa do ar do país. A região Sul possui índices mais altos devido ao seu relevo mais plano facilitando a penetração de ar úmido.
Um problema relativo às baixas umidades do ar atingediretamente a agricultura e a pecuária. As práticas agropecuárias demandam uma grande quantidade de água e dependem diretamente da sua oferta, sendo assim as chuvas, e conseqüentemente a umidade do ar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 9828282898181989289

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!