9747 22303 1 PB

11242 palavras 45 páginas
o

PROCESSO DECISÓRIO EM ORGANIZAÇÕES
BRASILEIRAS*
NICE BRAGA *

*

1. Introdução; 2. Rationale e reVlsao da literatura;
3. Revisão da literatura; 4. Conclusão.

1.

Introdução

Um dos passos inICIaIS para a compreensão do processo de decisão organizacional é a identificação qualitativa de comportamentos comunicativos de indivíduos engajados em processo de decisão.
O presente artigo, voltado para esta temática, será apresentado em três partes, que se distribuirão por três números desta revista. A primeira etapa, publicada neste número, é o rationale e a revisão de literatura. O rationale argumenta sobre a importância do tema para o estudo científico das organizações e apresenta as perguntas que direcionaram essa pesquisa. A revisão de literatura aborda a questão conceitual e discute quatro dimensões do processo decisório: objetivos, estratégias, comunicação e política organizacional.
A segunda parte convergirá para a descrição da metodologia e dos métodos qualitativos de análise organizacional, e a última parte apresentará uma discussão sobre os comportamentos comunicativos e uma análise dos resultados obtidos na pesquisa.

2.

Rationale e revisão de literatura

O presente artigo constitui-se em lima discussão (rationale) e uma revisão da literatura sobre processos de tomada de decisões em organizações.
A primeira parte explora a discussão sobre o tema e os motivos pelos quais os estudos científicos nessa área são importantes, principalmente no que se refere às perguntas e problemas colocados como centrais. Ressalta, aiém disso, ú relevância do estudo da comunicação e de seu papel fundamental no processo decisório das organizações.
* Trabalho apresentado à Universidade do Texas, Austin, em 1985, como parte das atividades e estudos exigidos para obtenção do título de Doutor (Ph. D).
** Ph.D em Processos de Decisão Organizacional (Universidade do Texas, EUA); professora adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais. (Endereço da autora: Rua Terra
Nova, 125 - Apto.

Relacionados