97105570302

275 palavras 2 páginas
Metáfora é uma figura de estilo (ou de linguagem) construída a partir de uma comparação implícita:
"Minha vida é um palco iluminado" "Meu cartão de crédito é uma navalha".
Nos dois exemplos acima, há comparação: vida = palco, cartão de crédito = navalha. Os autores desses versos, ao estabelecerem a comparação, expressaram uma relação de semelhança entre os dois termos da comparação, relação essa subjetiva, resultado de sua imaginação, de sua percepção particular da realidade.
Metáfora aula 09é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. A metáfora é importantíssima na comunicação humana. Seriamente praticamente impossível falar e pensar sem recorrer à metafóra. Uma pesquisa recente demonstra que durante uma conversa o ser humano usa em média 4 metáforas por minuto. Ex: A lua é uma bola de queijo. Neste caso, a lua é caracterizada como uma bola de queijo porque tem crateras, assim como alguns queijos. Os buracos são então o traço semântico comum entre os dois.
Metonímia
consiste no emprego de um termo por outro, dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Por exemplo, "Palácio do Planalto" é usado como um metônimo (uma instância de metonímia) para representar a presidência do Brasil, por ser localizado lá o gabinete presidencial.
Produção e efeitos de sentido
O leitor é um construtor de sentido, utiliza estratégias como: seleção, antecipação, inferências, hipóteses, deduções, verificação, para compreender o que lê ou o que ouve. É ele quem precisa construir o sentido a partir das “pistas” que recebe do autor do texto.Nem sempre o texto traz todas as informações explícitas.
EX: ao fragmento do conto: “Doutor” de Luiz Schwarcz:

Relacionados