965148

2607 palavras 11 páginas
1 INTRODUÇÃO

1.1 CONCEITO HISTÓRICO DA ÉTICA

Ainda podemos definir a ética como um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que guiam, ou chamam a si a autoridade de guiar, as ações de um grupo em particular (moralidade), ou, também, o estudo sistemático da argumentação sobre como nós devemos agir (filosofia moral). Podemos dizer, a partir dos textos de Platão e Aristóteles, que, a ética ou filosofia moral inicia-se com Sócrates. Para Sócrates, o conceito de ética iria além do senso comum da sua época, o corpo seria a prisão da alma, que é imutável e eterna. Aristóteles subordina sua ética à política, acreditando que na monarquia e na aristocracia se encontraria a alta virtude, já que esta é um privilégio de poucos indivíduos. Na sua doutrina a ética está em conformidade com a ordem vigente.

1.2 CONCEITOS DE ÉTICA

Segundo Vasquez, (2006, pág. 22, 23 e 27): A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano. A ética tende a estudar um tipo de fenômeno que se verifica realmente na vida do homem como ser social e constituem o que chamamos de mundo moral. A ética estuda uma forma de comportamento humano que os homens julgam valioso e, além disto, obrigatório e inescapável. Mas nada disto altera minimamente a verdade de que a ética deve fornecer a compreensão racional de um aspecto real, efetivo, do comportamento dos homens.

É impossível pensar ou estudar ética sem a ocorrência dos fenômenos da convivência dos homens, ou entre os mesmos. Entende-se que a ética subsiste na humanidade, sendo que a mesma não teria razão de ser sem as relações inter-pessoais.

1.3 ASPECTOS IMPORTANTES DA ÉTICA

Inicialmente a palavra é simples, mas quando tentamos esclarecer nos deparamos com inúmeras dificuldades, mas apesar de ser simples é de fundamental

Relacionados