96+9 898f+

309 palavras 2 páginas
A goiaba é uma fruta nativa da América tropical e fácil de encontrar em todas as regiões do Brasil. Tem forma arredondada ou ovalada, casca lisa ou ligeiramente enrugada e a cor pode variar entre o verde, o branco ou o amarelo. Conforme o tipo, a cor da polpa também varia entre o branco e o rosa escuro ou entre o amarelo e o laranja avermelhado. A goiaba pode ser consumida ao natural, mas também é excelente para se preparar doces em pasta, sorvetes, coquetéis e a tão conhecida goiabada.

Ao natural ela contém bastante vitamina C e quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B. Além disso, contém sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. De modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura. É indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser comida crua, pois é a forma em que conserva todas as suas propriedades nutritivas, principalmente a vitamina C. Apenas é contra indicada para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou problemas intestinais.

A goiaba ao natural, quando é de boa qualidade, tem formato regular, não apresenta machucados nem marcas de insetos. A casca não deve estar amassada nem ter cortes, e deve ser firme, sem chegar a ser dura. A fruta não deve estar muito verde e nem muito madura, pois em ambos os casos perde o sabor rapidamente e seu valor nutritivo diminui. Se você comprar doce de goiaba em lata, veja se ela não está enferrujada, amassado ou estufada, sinais de que o produto pode estar em mau estado.

Lave bem a goiaba e enxugue. Depois, coloque na gaveta da geladeira, pois a fruta se estraga com muita facilidade. Se a goiaba não for consumida logo e começar a ficar passada, use-a para fazer

Relacionados