95862589

387 palavras 2 páginas
USINAS TERMOELÉTRICAS As usinas termoelétricas são instalações industriais utilizadas para a geração de energia elétrica através de um processo no qual a energia é liberada a partir de produtos combustíveis. Exemplos desses combustíveis são: bagaços, madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, carvão natural e urânio enriquecido, enfim pela queima de algum tipo de combustível renovável ou não renovável. No Brasil, a energia termoelétrica é um recurso estratégico, pois supre as necessidades energéticas durante períodos de secas, quando as hidrelétricas não atendem toda a demanda. Em nível mundial, as usinas térmicas produzem cerca de 38% de energia elétrica.

1.1. Funcionamento das Usinas Termoelétricas.

O processo para a obtenção de energia elétrica por meio da energia térmica tem como base a produção de vapor superaquecido em uma caldeira, vapor esse que será direcionado para uma turbina a vapor. O combustível é armazenado em parques ou depósitos adjacentes, de onde é enviado para uma usina, onde será queimado na caldeira. Esta gera vapor a partir da água que circula por uma extensa rede de tubos que revestem suas paredes. A função do vapor é movimentar as pás de uma turbina, cujo motor gira juntamente com o eixo de um gerador que produz energia elétrica. Essa energia é transportada por linhas de alta tensão aos centros de consumo. O vapor é resfriado em um condensador e convertido outra vez em água, que volta aos tubos da caldeira, dando início a um novo ciclo.
A água em circulação que esfria o condensador expulsa o calor extraído da atmosfera pelas torres de refrigeração, grandes estruturas que identificam essas centrais. Parte do calor extraído passa para um rio próximo ou para o mar.

1.2. Vantagens e Desvantagens.

As usinas termoelétricas podem ser edificadas em qualquer lugar, inclusive próximo a centros urbanos, diminuindo desperdícios de linhas de distribuição, elas não necessitam de rios, como, por exemplos, as

Relacionados