95843226140502

732 palavras 3 páginas
FACULDADE DO PANTANAL
DISCENTE :AMANDA DE ARAÚJO CAVALCANTE
DOCENTE :RUBENS MARC

A HISTÓRIA DA QUÍMICA ORGÂNICA

As propriedades de alguns compostos orgânicos são conhecidas desde antes de Cristo. É o caso do sabão de cinzas, do álcool obtido por fermentação de alguns corantes extraídos da natureza.

No entanto, procedimentos semelhantes aos da Química Orgânica atual começaram a se executados apenas e fins do século XVIII e início do século XIX. Nessa época conheciam-se poucos compostos orgânicos em estado puro. Em 1780, o sueco Torbem Bergman fazia pela primeira vez distinção entre compostos inorgânicos e orgânicos. Porém, costuma-se creditar a outro químico sueco Jons Jacob Berzelius, oo mérito de criar a expressão Química Orgânica, num livro datado de 1807.

Nessa época, pouco se sabia sobre os átomos. A primeira escala de massas atômicas havia sido publicada dois anos antes pelo inglês Dalton, sendo ainda bastante primitiva e cheia de imperfeições. Faltava quase um século para a descoberta do elétron e do próton.

A Teoria da Força Vital

Friedrich Wöhler (1800-1882) ajudou a derrubar a Teoria da Força Vital.

As primeiras preocupações da Química Orgânica nascente eram os materiais de origem animal e vegetal, tais como urina, sangue, gorduras, cabelo, açúcares, resinas, ceras etc. a aparente complexidade desses materiais levou químicos como Berzelius a acreditar que os organismos vivos eram capazes de sintetizá-los devido uma força misteriosa neles existentes.
Teoria da Força Vital.

Em 1828, essa teoria foi violentamente abalada quando o químico alemão Friedrich Wöhler, aquecendo cianato de amônio, provocou uma reação química, na qual essa composto inorgânico se transformou em uréia. A uréia (substância presente na urina dos mamíferos), segundo as idéias da época, só seria produzida em organismos vivos, possuidores da força vital.

Nos anos que se seguiam, com o

Relacionados