951797_lista1 2

729 palavras 3 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Instituto de Ciências Exatas e Informática — Departamento de Engenharia de Software
Curso de Sistemas de Informação
Disciplina: Programação Orientada por Objetos
Prof: Saulo Augusto de Paula Pinto – saulo@pucminas.br
2o Semestre de 2015

Primeira Lista de Exercícios
(DATA DE ENTREGA: dia do primeiro teste)

1) (C#) Escreva um algoritmo que desloque os elementos das linhas (todas elas) de uma matriz irregular de números inteiros positivos uma posição para a direita de modo que os elementos que “saem” pela direita “entrem” à esquerda de cada linha.

2) (C#) Escreva um algoritmo que desloque os elementos das linhas (todas elas) de uma matriz irregular de números inteiros positivos, p posições para a direita de modo que os elementos que “saem” pela direita “entrem” à esquerda de cada linha.

3) (C#) Modifique o exercício anterior para que o elemento que sair pela direita de uma linha, entre à esquerda na linha imediatamente abaixo. O elemento que sair pela direita na última linha deve entrar à esquerda na primeira linha. É uma matriz circular! Veja um exemplo:

Depois do deslocamento:

4) (C#) Faça o mesmo que o anterior, mas desloque para a esquerda.

5) (C#) Faça o mesmo que no exercício 1, mas desloque os elementos que estão em uma mesma coluna para baixo.

6) (C#) Faça o mesmo que no exercício 2, mas desloque os elementos que estão em uma mesma coluna para baixo.

7) (C#) Faça o mesmo que no exercício 3, mas desloque os elementos que estão em uma mesma coluna para baixo de modo que o elemento que sair embaixo entre na primeira posição da coluna imediatamente à sua direita. O elemento que sair embaixo na última coluna deve entrar em cima na primeira coluna.

8) (C#) A seguinte figura representa uma imagem de baixa resolução que pode ser armazenada em um computador. Cada posição (“quadradinho”) é chamada de um pixel. Então, na figura abaixo existem M x N pixels (M e N são constantes inteiras). Suponhamos que

Relacionados