93940125

305 palavras 2 páginas
Persas
História, poder, reis, economia, conquistas, império, religião.

Ruínas do império Persa

Quem foram

Os persas formaram uma importante civilização na antiguidade oriental, ocupando aregião da Pérsia (atualmente Irã, Iraque e Turquia). Este povo dedicou-se às atividades comerciais, fazendo do comércio a principal fonte de desenvolvimento econômico.

O poder no império persa

Apolítica no estado persa era toda dominada e feita pelo imperador (rei), soberano absoluto que mandava e controlava tudo e todos. O rei era considerado uma espécie de deus na Terra, desta forma, opoder era considerado de direito divino.

Ciro, o grande imperador persa

Ciro, o Grande, foi um dos mais importantes imperadores dos medos e persas. Durante seu reinado (560 a.C - 529 a.C ), ospersas dominaram e conquistaram vários territórios, quase sempre através de guerras. No ano de 539 a.C, conquistou a Babilônia, ampliando o império persa de Helesponto até as fronteiras da atual Índia.A economia e a sociedade persa

O rei Dario I incentivou o comércio e a agricultura, promoveu um processo de descentralização administrativa ao dividir os territórios em unidades menores chamadasde satrapias. Em cada uma delas um sátrapa (uma espécie de governante local) era responsável pela arrecadação de impostos e o desenvolvimento das atividades econômicas. Para fiscalizar os sátrapas orei contava com o apoio de funcionários públicos que serviam como “olhos e ouvidos” do rei.

Além dessas medidas, o Império Persa garantiu sua hegemonia por meio da construção de diversas estradas. Aomesmo tempo em que a rede de estradas garantia um melhor deslocamento aos exércitos, também servia de apoio no desenvolvimento das atividades comerciais. As trocas comerciais, a partir do governo deDario I, passou por um breve período de monetarização com a criação de uma nova moeda, o dárico.

O conflito entre as tribos pastoras e agricultoras deu origem ao Império Persa. A massa popular,... [continua]

Relacionados