92936560 Resumo Do Livro A Introducao a Engenharia 1

851 palavras 4 páginas
RESUMO DO LIVRO - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA

De WALTER ANTONIO BAZZO e LUIZ TEIXEIRA DO VALE PEREIRA
Capitulo 1- Chegando à Universidade
A chegada à universidade exige estudos constantes e uma preparação para melhores captação e processamento da matéria.

Capítulo 2- Pesquisa Tecnológica
Na criação do plano da pesquisa, deve-se incluir a: definição do tema, pesquisa bibliográfica,delimitação do assunto, escolha do título, justificativa da pesquisa, formulação do problema,enunciado de hipóteses, definição dos instrumentos usados, planos de trabalho, cronograma, realização do trabalho propriamente dito, a discussão dos resultados, a conclusão sobre o projeto e a confecção do relatório.

Capítulo 3 - Comunicação
Um engenheiro precisa saber se comunicar, seja ela falada ou escrita. Na apresentação escrita, a linguagem técnica usada deve ser simples, clara e precisa, não esquecendo a impersonalidade, objetividade, modéstia e cortesia. Alguns artifícios que também simplificam a apresentação são as abreviaturas, ilustrações, citações e notas de rodapé. O trabalho deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Também deve-se incluir título, bibliografia, sumário, prefácio, apêndice e índice.

Capítulo 4 - Projeto
Identificamos dois tipos de projetos: projeto por evolução e por inovação. O processo do projeto pode ser esquematizado seguindo esta ordem: identificação de uma necessidade, definição do problema, coleta de informações, concepção, avaliação, especificação da solução e a comunicação. Podemos também incluir nessa lista, a identificação das necessidades, a definição do problema, a formulação do problema usando a técnica da caixa preta, a avaliação do projeto, e a especificação da solução final.

Capítulo 5 - Modelo
Modelos podem ser classificados em icônicos (representa da forma mais fiel possível o SFR - sistema físico real), diagramáticos (um conjunto de linhas e símbolos representam a estrutura ou o comportamento do SFR), matemáticos (idealização onde são

Relacionados

  • Tipos de Trabalhos cientificos
    1383 palavras | 6 páginas