928837103/02

914 palavras 4 páginas
O trabalho científico a partir
AZEVEDO, Israel Belo de. p. 19-38. O autor começa apresentado alguns princípios gerais mostrando algumas características do que venha ser um estudo científico. Um estudo é realmente científico quando: discute idéias e fatos relevantes relacionados a um determinado assunto; o assunto tratado é reconhecível e claro; tem alguma utilidade; demonstra, por parte do autor, o domínio do assunto escolhido; diz algo que ainda não foi dito; indica com clareza os procedimentos utilizados, especialmente as hipóteses; fornece elementos que permitam verificar; documenta com rigor os dados fornecidos; a comunicação dos dados é organizada de modo lógico; é redigido de modo gramaticalmente correto.
Além destes princípios gerais, o autor, apresenta alguns princípios para uma boa comunicação que dever ser buscados tais como: clareza; concisão; correção; encadeamento; consistência; contundência; precisão; originalidade; correção política; fidelidade e, apresenta dez conselhos práticos: escreva frases breves e parágrafos curtos; encadeie as frases e os parágrafos logicamente; evite apelar para generalizações; evite repetir palavras; evite modismos lingüísticos; evite as redundâncias; abstenha-se de superlativos, aumentativos, diminutivos e adjetivos em demasia; faça poucas citações diretas; use notas de rodapé para definições e informações e lembre-se que você está escrevendo para um leitor real.
A seguir o autor, apresenta alguns subsídios para a preparação de resenhas e revisões bibliográficas. Resenha é uma apreciação sobre determinada obra. Seu objetivo principal é incentivar a leitura do livro e dialogar com o seu autor. Revisão bibliográfica é uma compilação crítica e retrospectiva em torno de determinado assunto em várias obras. Seu objetivo é sintetizar o estatuto da discussão de determinado tema, como aparecem nesses livros, e também dialogar com seus autores. Ambas exigem leitura e análise crítica do material coletado.
Para aqueles que

Relacionados