9254872

1595 palavras 7 páginas
Questões étnico-raciais e as relações de gênero

1. Ao se falar de raça e etnia, muitas pessoas demonstram total falta de base teórica
O IBGE classifica cor ou raça, em suas pesquisas, de acordo com as seguintes opções: branca, preta, parda, ou indígena.
A questão racial é muito mais abrangente que a questão das cotas nas universidades, mas um grande debate surgiu, a partir delas, sobre o racismo, a desigualdade e os preconceitos existentes na sociedade brasileira.
Observemos, nos textos seguintes, opiniões e estudos divergentes, para, a partir deles, você construir seu conhecimento.

As questões étnico-raciais, principalmente a condição do afro-brasileiro, e as relações de gênero, ressaltando o papel da mulher na nossa sociedade. POSICIONE-SE DIANTE DOS FATOS, REFLITA E CONSTRUA SEUS CONHECIMENTOS.

2. OBSERVE A SEGUINTE SITUAÇÃO: REFLITA SOBRE A SITUAÇÃO E DÊ A SUA OPINIÃO.
Expectativa: o resultado do vestibular de uma universidade federal bastante conceituada vai ser divulgado. Maria esperava com ansiedade, sabia que tinha feito a sua parte com muita competência, o resultado seria apenas conseqüência de seu esforço, dedicação e sacrifícios ao longo do ano de preparação. Sai o resultado, Maria fica surpresa ao perceber que seu nome não se encontra entre os aprovados. Ela não acredita e confere sua nota. Ela faz mais pontos que o mínimo divulgado, não entende e busca maiores informações. Tem a notícia de que a nova lei de cotas tinha aprovado 22 candidatos que obtinham notas inferiores à dela. Ficou triste, mas se conformou com o resultado.

3. Leia fragmentos do texto da pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, Izaura Rufino Fischer, e da professora da Universidade Estadual de Mossoró/RN, Fernanda Marques, e reflita a respeito das ideias apresentadas.
S/título, Frémez, c. 1970 http://www.fundaj.gov.br/tpd/113.html
GÊNERO E EXCLUSÃO SOCIAL

A relação de gênero formada por homens e mulheres é norteada

Relacionados