91730343 Apontamentos Integracao Regional

Páginas: 9 (2107 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
Definição da fórmula conceptual de Integração Regional:
As organizações internacionais têm uma maior capacidade e eficiência do que os estados no sentido de garantir a paz.
Integração em sentido estrito (base nos indivíduos): processo de ser incluído ou de se incluir num todo, mantendo no entanto as suas características culturais. → Diferente de fusão. O que se pretende explicar é a ideia deintegração como unidades separadas que se relacionam num todo, mas mantendo as suas idiossincrasias. A vertente que melhor explica esta integração é a vertente económica.
Adam Smith: embora não fale directamente, dá a ideia precisa de interdependência económica. Se cada individuo de especializar e produzir os bens em que é melhor, automaticamente fica dependente dos outros para adquirir os bensque não produz. Ideia de egoísmo (produz aquilo que lhe gera mais riqueza, mas fica dependente dos outros por via dos outros bens).
A interdependência económica gera-se devido a uma cadeia de actividades que se complementam e que por isso mesmo criam um problema de dependência cuja resolução se consegue através das operações de compra e venda, ou seja, de mercado.
Interdependência Económica(Adam Smith)
Integração
Interdependência Discursiva (Sérgio Ribeiro)
Integração discursiva:
Através da tese aplicada à união europeia da criação de um mercado institucional, consolida-se como efeito de matriz constituído como um património jurídico que age em silêncio: instala-se, sanciona o consumo, sanciona os negócios, pretende sancionar a produção industrial recriando nos discursos individuaise colectivos uma semelhança formal; cria-se então uma comunidade de meios de tipo hayekiano que não tem paralelo ao nível dos interesses.
Porque é que a dada altura passamos a uma lógica de integração entre Estados?
A problemática que Coase desenvolveu foi a ideia de por que é que quando existe um mercado concorrencial que fornece as matérias de que uma empresa necessita, essa empresa decidenuns casos obtê-los através da sua própria expansão (promovendo a sua integração vertical), e noutros de os adquirir no mercado (promovendo a integração horizontal)?

Este facto tem a ver com os custos (a empresa vai optar pela via que lhe proporciona mais vantagens); depende dos custos de transacção (os que se acrescem aos custos da produção dos bens em si).
Questão dos direitos de propriedade:aquilo que adquirimos são os direitos sobre os bens que transaccionamos (custos de transacção).

Para efeitos de organização das transacções devem-se construir mecanismos autónomos (tecnologicamente autónomos) que assegurem uma transferência eficaz dos direitos de propriedade para lá da regulação do mercado através do preço.

Mecanismos: regras contratuais; regras que definam as condições demercado para compra e venda, regras que definam os preços de certos produtos. → Sistema judicial que funcione em que se crie uma segurança jurídica (condições para que possíveis erros sejam corrigidos em tempo útil).
Tem de haver uma certa regulação para que se evitem as externalidades negativas. É necessário que haja uma organização jurídica do mercado com carácter de obrigatoriedade garantidopelo poder político.
Para que o mercado funcione correctamente e promova o bem-estar das empresas não é necessária apenas a mão invisível de Adam Smith, mas também uma regulação por parte dos sistema judicial e do próprio estado.
Quais são as aspirações naturais dos agentes económicos num qualquer país? A sua expansão de forma a retirar um maior número de dividendos.
Por detrás do cenário deintegração regional está a salvaguarda dos interesses (no sentido egoísta de Adam Smith, da geração de riqueza) individuais de cada um, como um dos factores.


Perspectiva mais clássica que aborda a questão do funcionalismo → Por detrás da construção teórica e aceitável da teoria do poder.
Teoria Política → Funcionalismo → Conceito de poder político (sentido aristotélico) ao nível internacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Integração regional
  • integracao regional
  • Integração Regional
  • integracaO REGIONAL
  • Integração regional
  • Integração regional
  • A integração Economica Regional
  • Integraçao regional na américa do sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!