91730343 Apontamentos Integracao Regional

2107 palavras 9 páginas
Definição da fórmula conceptual de Integração Regional:
As organizações internacionais têm uma maior capacidade e eficiência do que os estados no sentido de garantir a paz.
Integração em sentido estrito (base nos indivíduos): processo de ser incluído ou de se incluir num todo, mantendo no entanto as suas características culturais. → Diferente de fusão. O que se pretende explicar é a ideia de integração como unidades separadas que se relacionam num todo, mas mantendo as suas idiossincrasias. A vertente que melhor explica esta integração é a vertente económica.
Adam Smith: embora não fale directamente, dá a ideia precisa de interdependência económica. Se cada individuo de especializar e produzir os bens em que é melhor, automaticamente fica dependente dos outros para adquirir os bens que não produz. Ideia de egoísmo (produz aquilo que lhe gera mais riqueza, mas fica dependente dos outros por via dos outros bens).
A interdependência económica gera-se devido a uma cadeia de actividades que se complementam e que por isso mesmo criam um problema de dependência cuja resolução se consegue através das operações de compra e venda, ou seja, de mercado. Interdependência Económica (Adam Smith)
Integração
Interdependência Discursiva (Sérgio Ribeiro)
Integração discursiva:
Através da tese aplicada à união europeia da criação de um mercado institucional, consolida-se como efeito de matriz constituído como um património jurídico que age em silêncio: instala-se, sanciona o consumo, sanciona os negócios, pretende sancionar a produção industrial recriando nos discursos individuais e colectivos uma semelhança formal; cria-se então uma comunidade de meios de tipo hayekiano que não tem paralelo ao nível dos interesses.
Porque é que a dada altura passamos a uma lógica de integração entre Estados?
A problemática que Coase desenvolveu foi a ideia de por que é que quando existe um mercado concorrencial que fornece as matérias de que uma empresa necessita, essa empresa decide nuns

Relacionados