904689 MACRO 2015 DIREITO

6814 palavras 28 páginas
Pucminas São Gabriel
Curso: DIREITO
Disciplina: Economia
PROF. CARLOS E. VERIANO

Introdução à macroeconomia.
1º /2015

1- CONCEITO: é o estudo do comportamento agregado de uma economia, isto é analisa as conseqüências globais da pluralidade de ações isoladas realizadas pelos agentes econômicos. O seu estudo nos permite entender as mudanças no nível geral de preços e/ou no nível de atividade econômica da sociedade.

2- Abordagem Heterodoxa: procura situar e apreender os principais problemas sistêmicos da sociedade como: inflação, desemprego, ciclo econômico, e crise cambial.

3- Variáveis macroeconômicas:

Variável de estoque
Variável de fluxo
Riqueza
Renda
Poupança geral
Poupança Individual
Investimento agregado
Investimento individual.

Variável de estoque: é aquela que não tem dimensão temporal, isto é, pode ocorrer indefinidamente. Exemplo: moeda, um automóvel, um imóvel etc.
Variável de fluxo: tem dimensão temporal, isto é ocorrem durante um dado período de tempo. Exemplo: as transações econômicas com a moeda, o aumento da renda pessoal das pessoas, o crescimento do investimento publico ou privado.

3.1. Determinantes da RENDA → demanda e oferta agregada (visão Keynesiana)

a) Demanda Agregada (consumo= dispêndio) Y= C + I + G + (X – M), onde.

Y = Renda nacional →

C = consumo agregado; I = investimento agregado; G = Gasto público; X = exportação; M = importação. Da = C + I

b) Oferta Agregada (produção, portanto depende do investimento e da poupança): é alimentada pelo conjunto de bens e serviços produzidos internamente no país. É o produto nacional bruto. Oa = C + S

Onde S = poupança agregada; C = consumo agregado.
c) Produto Agregado: é o valor dos bens finais produzidos na economia em determinado período. Os bens finais são aqueles produzidos para utilização final. Exemplo geladeira, sapato, pão, fio de cobre etc.

d) Característica da demanda agregada: ela é decrescente, assim como a curva de demanda individual. Isso porque Há uma

Relacionados