9044865

380 palavras 2 páginas
Impermeabilização.

A impermeabilização é o ato de ocupação ou cobertura do solo pela construção de prédios, casa, estradas e outras ocupações, que diminui a superfície do solo, isso impede que o solo realize suas funções, ou seja, a absorção da água da chuva. As áreas impermeabilizadas podem ocorrer grandes impactos no solo, devido às alterações de circulação de água e aumentos de fragmentação da biodiversidade e seus ecossistemas. O aumento da impermeabilização do solo é inevitável, em grande parte determinado pela ausência de estratégias de ordenamento do território, que não tomam em consideração os efeitos da perda de solos insubstituíveis, quer ao nível da produção alimentar, quer ao nível da conservação da natureza e controle de cheias.
Consequências da impermeabilização. As consequências da impermeabilização são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento sustentável, não apenas para a agricultura. Tenha-se presente os efeitos catastróficos da impermeabilização dos solos na periferia dos grandes centros urbanos de construção efetuada em leitos de cheia de cursos de água, que para além da perda de solos de qualidade. A principal consequência é as cheias que vem abalando o planeta de forma avassaladora, famílias que lutaram anos para adquirirem seus patrimônios perdem o mesmo em questões de segundo, através das enchentes que vem sido cada vez mais frequente nas grandes cidade urbanas e do interior, isso ocorre até mesmo em países muito ricos, com a Inglaterra que ainda sofre com enchentes, tudo isso devido a ocupação do solo, dificultando que o mesmo faça sua parte que é absorver a água da chuva principal motivo das enchentes nas grandes cidades do mundo.

Possíveis soluções.

A principal solução nas cidades foram a implantação de bueiros, rede de esgoto, ,melhor manuseamento do solo fazendo-o ter um melhor escoamento da água chuva, além de desviar boa parte dessas águas da chuva para o mar dessa forma é possível

Relacionados