9 certos na mdicação

478 palavras 2 páginas
Os 9 certos são os princípios da administração de medicamentos. Seguindo fielmente esses passos permite que o profissional alcance com segurança e qualidade ao atendimento de pacientes.
1. Paciente Certo
Sempre confira antes de preparar a medicação o nome e sobrenome do paciente, número do quarto e leito. Se possível solicite ao mesmo dizer o nome.
2. Medicamento Certo
Muitos erros ocorrem por causa da má administração de medicamentos, antes de preparar a medicação sempre confira na prescrição medica qual o medicamento a ser manipulado e preste muita atenção no rótulo do mesmo. Caso esteja na dúvida no nome da medicação prescrita (ou acha que é um medicamento errado), confirme antes da manipula-lo com o médico.
3. Dose Certa
Efetue a conferência da dose antes de preparar de administrar a medicação certificar-se da dose na prescrição, lendo mais de uma vez e comparando com a apresentada no rótulo do medicamento.
4. Via Certa
Tenha certeza na via de aplicação no medicamento conforme prescrito, mesmo o médico oferecendo escolha do tipo de aplicação. Cabe ao profissional compreender as diferença entre as rotas, tais como a taxa de absorção ou início de ação.
5. Hora Certa
Para garantir o sucesso do tratamento a medicação deve ser administrada no tempo correto dentro no espaço determinado de tempo. Exemplos: 6/6 h, 8/8h, 12/12h. Esta atenção deve ser dobrada quando está se administrando antibióticos.
6. Tempo Certo;
Na aplicação da medicação, respeitar o tempo previsto na prescrição, por exemplo, se for em 30 minutos, ou em quatro horas, controlar adequadamente o gotejamento ou programar corretamente as bombas de infusão contínua ou bombas de seringa,controlando, dessa forma, a infusão conforme prescrição.
7. Validade Certa
Nunca esqueça de verificar a data de validade, quando a medicação está vencida deverá ser descartada. Faça um controle de validade dos medicamentos.
8. Abordagem Certa
Antes de administrar o medicamento deve-se esclarecer ao

Relacionados