9 ADUTORAS

6763 palavras 28 páginas
Capítulo 9: Adutoras 63

9

ADUTORAS

9.1

Introdução

As adutoras são as canalizações dos sistemas, que tem por finalidade transportar a água entre as unidades que precedem a rede distribuidora. Não possuem derivações para alimentar as canalizações de ruas e ramais prediais, há casos em que da adutora principal partem ramificações
(subadutoras) para levar a água a outros pontos fixos do sistema.
A adução é o conjunto de encanamentos, peças especiais e obras de arte destinadas a conduzir a água entre as unidades de um sistema de abastecimento urbano que precedem a rede de distribuição.
Na Figura 9.1 é apresentada a localização de adutoras em um sistema de abastecimento de água. Figura 9.1 - Localização de adutoras em um sistema de abastecimento de água
Para o traçado das adutoras, devem ser levados em consideração vários fatores como: topografia, características do solo e facilidade de acesso. Procura-se evitar passagens por regiões acidentadas, pois além de dificultar e encarecer a construção e manutenção, pode dar origem a pressões elevadas, nos pontos baixos da linha, obrigando o uso de tubos de maior resistência, e a pressões negativas nos pontos altos.
Os terrenos rochosos ou que contenham matacões também dificultam o assentamento das adutoras enterradas. Os solos agressivos como pântanos e terrenos turfosos podem prejudicar a durabilidade de certos tipos de tubulação.
O projeto de adutora de água para abastecimento público é desenvolvido de acordo com a ABNT
NBR 12215/1991.

9.2

Classificação das Adutoras

9.2.1 Quanto à Natureza da Água Transportada
Em função da natureza da água conduzida, as adutoras podem ser denominadas:
 Adutoras de água bruta;
 Adutoras de água tratada.

Capítulo 9: Adutoras 64
As adutoras de água bruta são tubulações que transportam a água sem tratamento, já as tubulações que transportam a água tratada são denominadas adutoras de água tratada.

9.2.2 Quanto à Energia para a Movimentação da Água
As adutoras podem ser classificadas,

Relacionados

  • Analista Mercadantil
    132054 palavras | 529 páginas