8tf67yug

389 palavras 2 páginas
A violência contra pessoas LGBT- lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros- são acções que podem ocorrer tanto pelas mãos de indivíduos ou grupos, como por parte da aplicação de leis governamentais visando as pessoas que contrariam as regras da heteronormatividade.
Um crime de ódio ocorre simplesmente quando os indivíduos são vitimados por causa da sua raça, etnia, religião, sexo ou orientação sexual.1 Os crimes de ódio contra as pessoas LGBT muitas vezes ocorrem porque os autores são homofóbicos. Os ataques também podem ser atribuídos à própria sociedade. Uma variedade de grupos religiosos, bem como os defensores de ideologias extremistas condenam a homossexualidade, definindo-a a termos como: fraco, doente e moralmente errado.2 A violência dirigida às pessoas por causa de sua sexualidade pode ser de forma psicológica e física, incluindo o assassinato. Estas acções podem ser causadas por hábitos culturais, religiosos ou políticos e preconceitos.
Homofobia (homo, pseudoprefixo de homossexual1 , fobia do grego φόβος "medo", "aversão irreprimível"2 ) é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuais, bissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. As definições para o termo referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional.3 4 5 A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminaçãoHYPERLINK \l "cite_note-Webster-3"3 4 e a violência com base na percepção de que a orientação não heterossexual é negativa.
Entre as formas mais discutidas estão a homofobia institucionalizada (por exemplo, patrocinada por religiõesHYPERLINK \l "cite_note-6"6 ou pelo EstadoHYPERLINK \l "cite_note-7"7 ), a lesbofobia, a homofobia como uma intersecção entre homofobia e sexismo contra as lésbicas, e a homofobia internalizada, uma forma de homofobia entre as pessoas que experimentam atração pelo mesmo sexo, independentemente de se identificarem como LGBT.

Relacionados