8mariaProjeto Ensino

9542 palavras 39 páginas
MARIA

MARIA de AraÚjo santos

A Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A FUNDAMENTAL PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogia.

Orientador: Prof.

Cacoal
2013

ARAÚJO, Maria. A DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL : a fundamental prática da leitura e da escrita . 2013. 37 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2013.

RESUMO
Abordamos a leitura, acima de tudo o mais, como elemento fundamental para melhor conduzir o aluno à aprendizagem não só de conteúdos, mas de um estilo saudável de vida, pois quem lê bem pode escrever melhor, e somando isso à boa oralidade opinativa redundará, pois, na arte de criar! Logo, percebe-se que “falar, ler, criar e escrever são elos de uma mesma corrente” como diz Laura Sandoni no prefácio da obra “Oficina da Palavra” (autoras Rosa Riche e Luciana Haddad). Esses elementos, se trabalhados adequadamente, poderão produzir o gosto pela leitura, a naturalidade e a criatividade ao escrever.
O referido projeto visa apresentar uma maneira eficaz de desenvolver esse gosto pela leitura e ser um estimulador da criatividade do aluno, a fim de que isso dê-lhe subsídios para enfrentar o presente e o futuro, minimizando obstáculos e aproximando oportunidades, levando em conta que a prática da expressão oral, da boa leitura e da produção textual eficiente são os elementos propulsores e que garantem a cidadania do sujeito aluno e aproxima o alcance dos objetivos propostos pela escola.

Palavras-chave: Leitura 1. Escrita 2. Palavra 3. Aprendizagem 4.Oralidade 5.Ensino

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 Revisão Bibliográfica 6
3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino 16
4 Considerações finais 31
REFERÊNCIAS 32

Relacionados