8BBA5FB1 093F 4E82 A7BA 6B8908BEBA3E

1096 palavras 5 páginas
ÉMILE DÜRKHEIM

Dürkheim e seus colaboradores formaram a fa-mosa Escola Sociológica Francesa, e dedicaram suas vidas e esforços á emancipação da Sociologia como disciplina cientifica, distinguindo seu método e objeto dos métodos e objetos das ciências naturais e das demais filosofias sociais.
O grande desafio era construir uma ciência que garantisse rigor metodológico suficiente para ultrapassar as noções vulgares e as paixões, cons-truindo um critério de objetividade e neutralidade do conhecimento; sem limitar-se à mera reprodu-ção do referencial metodológico das ciências naturais.
Suas principais obras foram: Da divisão do tra-balho social, As regras do método sociológico, O suicídio, Formas elementares da vida religiosa, Educação e Sociologia, Sociologia e Filosofia e Lições de Sociologia. Primeiro catedrático da história da sociologia é considerado o FUNDA-DOR da sociologia acadêmica.

I. Fato Social

OBJETO de análise, a partir do qual o sociólogo deveria conduzir suas investigações. Seriam ma-neiras de ser, agir e pensar consolidadas social-mente e que possuíssem 3 características:
a) exterioridade: existem e atuam sobre os indivíduos independente de sua vontade ou adesão conscientes, pois existem fora deles. Para existirem, os valores sociais não necessi-tam expressar-se em uma determinada pessoa, nem que este esteja de acordo com eles. Independem dos indivíduos, são exteriores a ele.

b) coercitividade: os fatos sociais impõem-se aos indivíduos levando-os a se conformarem às regras e preceitos morais da sociedade em que vivem. Submissão do indivíduo às regras sociais - leis, língua, família. Ao desvio, à re-sistência aplicam-se as sanções ou punições, que podem ser legais/jurídicas ou espontânea.
c) generalidade: por isso tornam-se freqüen-tes, repetindo-se senão em todos os indiví-duos, na maioria deles. Constituem-se fun-damento da sociabilidade, e principal força integradora da sociedade.

II. Consciência Coletiva

Os fatos sociais são formados a

Relacionados