8989898

696 palavras 3 páginas
Trabalho de Espanhol

Alunos: Takao, Eduarda e Laiane 3°C

O Día de Muertos (Dia dos Mortos) mais conhecido, é o mexicano e por ali a comemoração começou antes da chegada dos colonizadores espanhóis.
A festividade mexicana é declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Se pra gente o dia de finados acontece de maneira chuvosa, fria e triste, os mexicanos preferiram fazer diferente! Muito colorido, cheio de alegria e até um pouco irônica, a festa de finados é tratada como um dia especial, para homenagear nossos antepassados e nos manter mais próximos deles, de maneira amigável e saudosista!

Símbolos dessa TrADIÇÃO
Caveiras: vidas, morte é satira

As ‘caveiras mexicanas’ que tanto vemos por aí têm origem na festividade Em algumas culturas pré-hispânicas as celebrações no dia dos mortos remontam há mais de 3000 anos. Eram festas dedicadas às crianças e aos parentes mortos, presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a ‘Dama de la Muerte’ (dama da morte), atualmente relacionada com a personagem ‘La Catrina’, do pintor, ilustrador e cartunista mexicano, José Guadalupe Posada (1852-1913).
As caveiras do artista são cheias de vida. Vestidas de gala, à cavalo, em bicicletas etc, além de belas ilustrações também carregavam em si mensagem sociais e políticas.
A ‘La Catrina’, por exemplo, é uma sátira dos indígenas que, enriquecidos durante o Porfiriato (período no qual o México esteve no controle do general Porfírio Díaz) renegavam suas origens e costumes copiando modas européias.
Além da ‘caveira mãe’, as festividades contam com outras caveirinhas, que estão em ilustrações, artesanatos cerâmicos e até em forma de doce (de açúcar puro, chocolate etc). Há também as Caveiras literárias, versos bem humorados nos quais a morte (personificada) interage (muitas vezes satirizando) com personagens da vida real.

Outros Símbolos
Calaveras

Relacionados

  • Direito das obrigações
    881 palavras | 4 páginas