898 0037 2446 8611

318 palavras 2 páginas
) Quais as questões que dirigem a contraposição de Skinner entre sua proposta para a psicologia e outras existentes?
As questões que dirigem a contraposição de Skinnersão, principalmente, referentes ao objeto, aos métodos e ao modelo de causalidade que deveria orientar a construção de explicações das ações humanas.

2) Quais os dois caminhos alternativos para a psicologia na definição de seu objeto de estudos edos métodos apropriados para estudá-los?
Os dois caminhos alternativos para a psicologia são o caminho que conduziu ao que genericamente podemos chamar de “metalismo” e o caminho que foi trilhado pelo behaviorismo.

3) Qual a diferença entre asduas alternativas?
A diferença entre as duas alternativas está na natureza que cada uma delas atribui aos fenômenos envolvidos na privacidade: para os behavioristas, assim como os demais fenômenos que constituem o homem, são físicos, materiais;enquanto que na visão mentalista, esses são fenômenos psíquicos e mentais, de uma natureza distinta dos outros, e, por isso, os distingue como objeto de estudo a parte.

4) Em termos gerais, como pode ser entendido o operacionismo?
O operacionismo podeser entendido como um procedimento para garantir que os cientistas fundamentem todo o conhecimento produzido em fenômenos diretamente mensuráveis, de forma a evitar problemas causados pela inclusão, nas descrições e explicações científicas, deconceitos que envolvem elementos não fundamentados em observações, conceitos que não têm base empírica.

5) A que poderia ser devido o impacto inicial que o operacionismo teve na psicologia?
O impacto que teve deveu-se ao fato de que foi visto como umcaminho para superar os problemas decorrentes de concepções mentalistas.

6) Que razões históricas são apontadas por Skinner quanto ao fato do operacionismo não ter trazido uma nova contribuição para a prática

Relacionados