894526125

2336 palavras 10 páginas
Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos
Autor: Adriana Munhoz Carneiro
Publicado em: Psico-USF, 2010, Vol.15(1), p.135
Universidade São Francisco, Itatiba, Brasil
Baptista, M. N., & Dias, R. R. (2010). Psicologia hospitalar: teoria, aplicações e casos clínicos. 2ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 250 p.
O livro organizado por Baptista e Dias vem em sua 2ª edição, ampliada e reformulada, com o objetivo de propiciar ao leitor uma maior proximidade aos assuntos abordados, mediante estudos e discussões de casos em capítulos sobre o trabalho dentro das unidades hospitalares. A obra contempla 15 capítulos, dos quais cinco acrescentados nesta edição, que são: "Avaliação psicológica da saúde: um campo em construção", "Assistência domiciliar e atuação do psicólogo", "Atuação do psicólogo em uma unidade de transplante de fígado", "Serviço de psicologia ambulatorial e hospital geral" e "Neuropsicologia". O prefácio é realizado pela Dra. Diana Tosello Laloni, que se sobrepõe à evolução da psicologia da saúde no país, a qual relata sua jornada e desafios na área da saúde como psicóloga, também aborda a inserção do psicólogo nas instituições e universidades, descrevendo a implantação de um serviço de psicologia em hospital geral, e finaliza deixando sua visão otimista quanto ao crescimento da psicologia da saúde no Brasil.
No primeiro capítulo, "Avaliação Psicológica da Saúde: um campo em construção" Capitão e Baptista explicitam aos leitores o que é a psicologia da saúde, seu histórico, a avaliação psicológica da saúde e ainda, a psicologia hospitalar. Tendo em vista a abrangência e multidisciplinaridade da área da saúde, os autores dedicam um subcapítulo para os fatores desencadeadores de problemas de saúde e os efeitos de variáveis como o estresse no processo de adoecimento e recuperação e da cultura. Didaticamente, pontuam as diferenças entre psicologia hospitalar e da saúde, deixando o assunto introduzido para os leitores acompanharem com

Relacionados