88839950310323

1011 palavras 5 páginas
Região Sudeste

Economia
A economia do Sudeste é muito forte e diversificada. A região Sudeste pertence a maior região geoeconômica do país, em termos econômicos.
A agricultura é praticada em todos os estados da região. Os principais produtos agrícolas cultivados são: cana-de-açúcar, café, algodão, milho, mandioca, arroz, feijão e frutas.
A pecuária também é praticada em todos os estados da região. O maior rebanho é o de bovinos e o estado de Minas Gerais é o principal criador. Eqüinos e suínos também são encontrados.
Na região Sudeste, pratica-se o extrativismo mineral. Os principais minérios explorados são ferro, manganês, ouro e pedras preciosas. As maiores jazidas são encontradas no estado de Minas Gerais.
Destacam-se as seguintes indústrias:
Naval e petrolífera, no Rio de Janeiro;
Automobilística, em São Paulo;
Siderúrgica, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo;
Petroquímica, com várias refinarias nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Existem também indústrias de produtos alimentícios, de beneficiamento de produtos agrícolas, de bebidas, de móveis,etc.

Clima
A região Sudeste apresenta os climas tropical, tropical de altitude, subtropical e tropical úmido.
O clima tropical predomina nas baixadas litorâneas de Espírito Santo e Rio de Janeiro, norte de Minas Gerais. Apresenta temperaturas elevadas (média anual de 22 °C) e duas estações definidas: uma chuvosa, que corresponde ao verão, e outra seca, que corresponde ao inverno. Exemplos de cidades com esse clima: Vitória, Rio de Janeiro e Presidente Prudente. O clima tropical de altitude, que ocorre nos trechos mais elevados do relevo, caracteriza-se por temperaturas mais amenas (média anual de 18 °C). Exemplos de cidades com esse clima: Campos do Jordão, Poços de Caldas, Ouro Preto, Petrópolis e Nova Friburgo.

Vegetação
A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária

Relacionados