885453 Odisseia

469 palavras 2 páginas
ROTEIRO DE ESTUDO

a) Retome o conceito de Iluminismo no uso tradicional, e o termo Iluminismo usado no texto.

O Iluminismo no uso tradicional defende o uso da razão como o caminho para alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. Também defende a criação de escolas e a liberdade religiosa. O iluminismo usado no texto encontra suas raízes nas necessidades básicas: sobrevivência, auto conservação e medo.

b) De acordo com o texto, a viagem de Ulisses à Ítaca é o caminho da constituição do sujeito racional. Explique.

Como um ser mais fraco em relação as forças contra as quais deve lutar, ele deve ir contra as manifestações da natureza. Mostrando que o ser racional sobrevive ao preço do próprio sonho, sendo que já mais pode se ter tudo, deve saber esperar, ser paciente e renunciar. Sabendo agir na hora certa em determinadas situações, não se deixando levar pelos prazeres semantes.

c) Em que consiste a auto-preservação do eu?

Consiste no medo mítico de perder o próprio eu, o medo da morte e da destruição, o eu se torna tão importante para si, que o outro é visto com hostil, perigoso e devendo ser dominado.

d) “A viagem de Ulisses é a viagem metafórica que a humanidade precisou realizar para efetuar a passagem da natureza para a cultura; do instinto para a sociedade...”. Explique.

Ulisses usa a racionalidade para enfrentar vários obstáculos que ele encontra durante a viajem, fazendo sacrifícios para cumprir objetivos. O ato sacrificial repetido organiza a identidade do sujeito com as forças da natureza, a fim de lhe permitir purificar-se da natureza no interior da própria humanidade,

e) O que são as paixões? Explique com uma das situações em que Ulisses “vence” porque domina internamente as paixões.

As paixões seria a fragilidade da razão. No caso do ciclope, ele prefere se rotular “ninguém” do que dar vazão ao instinto e enfrenta-lo com a força da espada.

f) Qual a relação entre o sacrifício feito por Ulisses e o sacrifício imposto pela

Relacionados