883833 IV A coisa que nunca mente 1

2899 palavras 12 páginas
IV - A COISA QUE NUNCA MENTE

"Não existe religião alguma que seja falsa, Todos elas respondem, de formas diferentes, a condições dadas da existência humana."
E. Durkheim

No mundo dos homens encontramos dois tipos de coisas.
Em primeiro lugar, há as coisas que significam outras: são as coisas/símbolo. Uma aliança significa casamento; uma cédula significa um valor; uma afirmação significa um esta­do de coisas, além dela mesma. Mas alguém pode usar uma aliança na mão esquerda sem ser casado. Uma cédula pode ser falsa. Uma afirmação pode ser uma mentira. Por isso, quando nos defrontamos com as coisas que significam ou­tras, é inevitável que levantemos perguntas acerca de sua verdade ou falsidade.
Depois, há as coisas que não significam outras. Elas são elas mesmas, não apontam para nada, são destituídas de sentido. Tomo um copo d'água. A água mata a sede. Isso me basta. Não me pergunto se a água é verdadeira. Ela é cristalina, fria, gostosa.. O fogo é fogo. Que é que ele significa? Nada. Significa-se a si mesmo. Ele aquece, ilu­mina, queima. Perguntar se ele é verdadeiro não faz sen­tido. Aquela flor, lá no meio do jardim, nascida por aci­dente de uma semente que o vento levou, também não significa coisa alguma. A flor é a flor. De uma flor, como de todas as coisas que não significam outras, não posso levantar a questão acerca da verdade, a questão epistemológica. Mas posso perguntar se ela é perfumada, se é bela, se é perfeita..
Coisas que nada significam podem ser transformadas em símbolos. A raposa começou a ficar feliz ao olhar para o trigal.. Também o fogo se transforma em símbolo nas velas dos altares ou nas piras olímpicas. E a flor pode ser uma confissão de amor ou uma afirmação de saudade, se jogada sobre uma sepultura..
Coisas que nada significam podem passar a significar, por meio de um artifício: basta que sobre elas escrevamos algo, como fazem os namorados que gravam seus nomes nas cascas de árvores, e aqueles que, acreditando em sua pró­pria

Relacionados