880266111/98

1850 palavras 8 páginas
1. Quais as características organizacionais da Era da Informação? E como está sendo feita a administração das pessoas nesta época?
A principal característica dessa nova era são as mudanças, que se tornaram rápidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. A tecnologia da informação integrando a televisão, o telefone e o computador trouxeram desdobramentos imprevisíveis e transformou o mundo em uma verdadeira aldeia global. Um impacto comparável ao da Revolução Industrial em sua época. A informação passou a cruzar o planeta em milésimos de segundos. A tecnologia da informação forneceu as condições básicas para o surgimento da globalização da economia: a economia internacional transformou-se em economia mundial e global. A competitividade tornou-se intensa e complexa entre as organizações. O volátil mercado de capitais passou a migrar de um continente para outro em segundos à procura de novas oportunidades de investimentos, ainda que transitória. Em uma época em todos dispõem da informação em tempo real, são mais bem-sucedidas as organizações capazes de tomar a informação e transformação e transformá-la rapidamente em uma oportunidade e novo produto ou serviço, antes que outras os façam.
2. Quais as megatendências que estão quebrando velhos paradigmas?
As organizações entraram em um período de permanente volatilidade e turbulência devido ao impacto das seguintes megatendências globais que estão quebrando velhos paradigmas:
A influência das tecnologias de informação e comunicações que recebem o nome de revolução digital, revolução da multimídia ou superestrada da informação estão eliminando fronteiras políticas e organizacionais.
A globalização dos mercados, da concorrência, das associações, do capital financeiro e da inovação gerencial trazendo uma nova visão cosmopolita do mercado global.
A substituição de uma economia baseada na manufatura e na exploração de recursos naturais para a economia baseada no valor do conhecimento, na informação e na inovação.
A

Relacionados