87765432322

5174 palavras 21 páginas
CIDADANIA
Cidadania é o exercício pelo cidadão dos direitos e deveres que lhe são outorgados pelo estado e sociedade, sob vigência de uma constituição. O termo cidadania tem origem etimológica no latim “civitas”, que significa "cidade".
Ser um cidadão é exercer plenamente seus direitos e deveres dentro de um estado democrático (sem democracia não há cidadania) O conjunto de valores preservados por uma sociedade em benefício dos seus componentes chama-se bem comum. Com o passar do tempo, crescimento dos grupos, sofisticação e modernização das relações humanas, as sociedades acabaram organizando e padronizando normas de conduta, em função de valores sociais a preservar. Desta forma, as sociedades com forte desenvolvimento das relações interpessoais são mais dinâmicas e se desenvolvem melhor. Quando os anseios coletivos se somam positivamente às características individuais, temos o indivíduo ajustado, o verdadeiro cidadão. Infelizmente os conceitos de cidadania e democracia foram banalizados e levados a níveis simplistas. No senso comum acredita-se que para viver a democracia basta que o direito ao voto seja respeitado, quando sabemos que democracia vai muito além. Muito adolescente sai da escola achando que exercer a cidadania é só não jogar papel no chão.
INDIVIDUO E GRUPO SOCIAL Desde o nosso nascimento, várias pessoas passam a fazer parte de nossas vidas e com elas vamos desenvolvendo muitos tipos de relações. Relacionamo-nos por amizade, por motivos de estudo, para participar de associações de diversos tipos (moradores de um bairro ou de um condomínio; um clube), para desenvolver atividades profissionais, etc. Desta forma, a individualidade é formada a partir da interação entre características herdadas e características adquiridas do ambiente, durante a vida. Cada pessoa é um ser único, com características individuais de comportamento e personalidade que o difere de todas as outras pessoas. A "descoberta" do mundo externo começa na família. A família é

Relacionados