8754321

1498 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

FABIANA BENEGA ROCHA RA: 417942
JÉSSICA VERON DÁVALOS RA: 420694
SUZILENE FELIX PERALTA RA: 441103

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DE SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

Atividade Pratica Supervisionada solicitada aos acadêmicos do 1º Semestre do curso de Serviço Social, pela Professora EAD Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.

PONTA PORÃ
JUNHO/2013

A prática profissional do Serviço Social desde seus primórdios nasce através da necessidade de se dar uma resposta para a demanda social criada pela Revolução Industrial no século XVIII. A situação social e de trabalho vivenciada por estes trabalhadores, e sua conseqüente luta por conquista de direitos formam as condições necessárias para a gênese da profissão.
O papel do Assistente Social nasce justamente para mediar essa situação conflitiva, neste cenário de ampla disputa e ambigüidades sociais, onde a classe burguesa se beneficia do trabalho “manipulador” e assistencialista dos assistentes sociais, frente às massas trabalhadoras, no sentido de levá-los a uma conformação e conseqüente desmobilização reivindicatória. Os empregadores desejam ainda, que o profissional de Serviço Social desempenhe um papel de investigador, infiltrado no meio dos trabalhadores para lhes manterem informados a respeito de todas as etapas do processo de mobilização sindical realizada pelos trabalhadores.
A princípio utilizando-se das doutrinas religiosas da Igreja Católica e sua benemerência, o Serviço Social desempenha um papel assistencialista, pautado nas correntes filosóficas positivistas, neotomistas e fenomenológicas, que consistem na observação dos fatos tais quais estes se apresentam, sem se adotar uma visão crítica do contexto social nos quais os fatos ocorrem além de atribuir à funcionalidade desempenhada pelos atores que compõe a sociedade, onde cada um tem a sua função especifica, e

Relacionados