87139880307

400 palavras 2 páginas
Biofísica da respiração

Com relação ao uso de oxigênio os seres vivos se dividem em duas classes:
Aeróbicas – usam oxigênio.
Anaeróbicas – não utilizam oxigênio ou usam em circunstâncias especiais.
Os seres unicelulares ,paucicelulares e os pluricelulares trocam por difusão simples , o O2 e CO2 com o ambiente sendo que apartir de um curto volume de massa do biossistema , a difusão torna-se insuficiente para atender a demanda biológica ,fazendo-se necessário um sisitema capaz de conduzir O2 á intimidade dos tecidos e carrear CO2 para o ambiente atendendo a velocidade das trocas metabólicas.
O mecanismo que providencia a rápida troca de gases entre o ambiente e o interior dos seres vivos é desempenhada pelo aparelho respiratório funcionando em conjunto com o aparelho circulatório , dividindo em um ciclo de dois hemiciclos:
1- HEMICICLO – INSPIRAÇÃO : o ar atmosférico é aspirado pelo pulmão, onde entra em contato com o sangue. O2 é absorvido.
2- HEMICICLO – EXPIRAÇÃO : o ar atmosférico é expelido para o ambiente ,carreando o CO2 e outros componentes para fora.
Com a sequência INSPIRAÇÃO-EXPIRAÇÃO,o aparelho respiratório realiza a troca rápida O2 X CO2, no pulmão e a circulação se encarrega de levar O2 aos tecidos, e trazer CO2 ao pulmão.Esse esquema é simplificado e efetivo em manter a homeostasia do meio interno, funcionando em estado estacionário ,com entrada de alta entalpia,e saída de alta entropia.
LEI DOS GASES E SUAS APLICAÇÕES BIOLOGICAS
Nos gases ,as forças de repulsão moleculares são mais fortes que as de atração e as moléculas se repelem ,tendo tendência a se espalharem ate o infinito se não forem contidas em um volume determinado ,sendo que esse volume só é obtido quando o gás está em um recipiente qualquer.
FORÇA/ÁREA ou PRESSÃO- é o choque das moléculas de gás sobre as paredes do recipiente , se o gás for aquecido ou resfriado o volume ou a pressão podem variar.
TEMPERATURA- é o terceiro parâmetro que define a situação de estão de um gás.

Relacionados