87136035A04 Circuitos Disparo

4265 palavras 18 páginas
Circuitos de disparo

O SCR também pode ser disparado a qualquer instante do ciclo da CA com o auxílio de um UJT (ou transistor de unijunção), empregado como oscilador de relaxação.

Este é o método mais empregado para circuitos de controle de disparo de SCRs em equipamentos industriais.

Para estudar esse assunto, apresentaremos inicialmente as características e o funcionamento do UJT. Em seguida, veremos um circuito básico de controle de SCR por UJT.

Os conhecimentos anteriores que você deve ter para aprender esse conteúdo com mais facilidade são: junção PN, constante RC e SCR.

Transistor de unijunção

A sigla UJT vem da expressão em inglês “unijunction transistor”, que quer dizer transistor de unijunção.

Ele é fabricado com uma barra de silício do tipo N, fracamente dopada com uma junção PN. Apresenta três terminais: emissor (E), base 1 (B1) e base 2 (B2).

As bases B1 e B2 são ligadas nas extremidades da barra e o terminal do emissor liga-se ao cristal P.

Veja a seguir o esquema de construção de um UJT e sua representação simbólica.

O UJT é encapsulado e tem a forma de um transistor comum. Entretanto, suas características elétricas são completamente diferentes, como veremos mais adiante. É interessante notar que o UJT é um gerador de pulsos estreitos de alta potência e de curta duração. Assim sendo, pode ser usado tanto em circuitos de chaveamento quanto osciladores.

Constituição e características do UJT
Na figura a seguir, mostramos o esquema de um circuito equivalente simplificado do UJT. Este circuito é usado somente para mostrar as características e o funcionamento do UJT. Portanto, você não pode usá-lo para substituir um UJT.

Nesse circuito equivalente:
V é o diodo que representa a junção PN formada entre emissor-base;
VBB é a tensão de polarização aplicada entre as bases B1 e B2. Os limites dessa tensão dependem das características de cada UJT, que são indicadas no manual do fabricante.
VE é a tensão que se aplica à entrada do

Relacionados