858586

406 palavras 2 páginas
Ecossistemas são sistemas ecológicos formados por seres vivos (bióticos) e elementos não vivos (abióticos) que interagem entre si, sendo importantes por oferecerem serviços ambientais para suprir as necessidades de sobrevivência dos seres vivos. A Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma avaliação no ecossistema do Milênio (AEM), resultando em um alerta a sociedade para a necessidade de conservação, manejo e uso sustentável dos ecossistemas, mobilizando a todos os setores, governamentais, empresariais e da sociedade civil para proteção do capital natural.
Foi criado vários encontro de ordem mundial como por exemplo: o Rio mais 20 para discutirem a questão da política ambiental, somando resultados positivos no que diz respeito ao assunto.
Analisando os maiores problemas mundiais, foi estabelecido o Objetivo do Milênio (ODM ), ou Oito Jeitos de Mudar o Mundo, onde são desdobrados em 18 metas e 48 indicadores a serem alcançados até 2015.
1 – Erradicar a extrema pobreza e a fome: O Brasil reduziu consideravelmente o número de pessoas vivendo em extrema pobreza, dando continuidade a diversos programas para alcançar a meta estabelecida.
2 – Atingir o ensino básico universal: O objetivo de universalizar o ensino básico teve resultados positivos, porém as taxas de frequência ainda são baixas entre os mais pobres, nas regiões Norte e Nordeste do país e também a qualidade do ensino recebida.
3 – Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres : Estudam mais que os homens com menos chance de emprego, mas com grandes mudanças.
4 – Reduzir a mortalidade infantil: Crianças pobres tem mais chance de morrer que as ricas devido a precariedade.
5 – Melhorar a saúde materna: Com estudo e ações, foram reduzido a mortalidade materna.
6 – Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças : Com tratamento gratuito ouve redução na taxa de mortalidade.
7 – Garantir a sustentabilidade ambiental : Houve uma redução no índice de desmatamento.
5 – Estabelecer uma parceria

Relacionados