85544555

267 palavras 2 páginas
QUESTIONÁRIO – PONTO 01
1) O que é a sociologia? Qual é o objeto de estudo da sociologia?
2) Explique em que contexto histórico surgiu a sociologia e faça referência aos fatores (econômicos, políticos e culturais) que contribuíram para o surgimento da referida ciência.
3) Por que razão a comunidade científica não havia se mobilizado para o estudo dos fenômenos sociais na sociedade pré-capitalista?
4) A oficialização da sociologia como ciência autônoma se prendia a alguma orientação ideológica? Explique.
5) Qual é a concepção de sociedade na perspectiva da sociologia?
6) A sociologia se ocupa de estudar um objeto específico: o social. Esse objeto constitui um campo segregado da atividade humana, completamente apartado da política, da economia, do direito, da cultura.
As expressões reproduzidas acima em padrão itálico estão corretas? Explique.
7) A prática do tráfico de entorpecentes é encarada pelo sociólogo como um problema? Em que ponto a análise do referido comportamento difere na perspectiva do sociólogo comparativamente à perspectiva própria do político e do jurídico?
8) As ideias ou objetivos que movem as ações humanas em sociedade são mais ou menos importantes para a sociologia do que as suas reais consequências (ainda que involuntárias)? Explique.
9) A “consciência sociológica” se estabelece a partir de processos de (1) desmistificação, de (2) não respeitabilidade e de (3) relativização de ideias ou conceitos. Explique de forma sucinta em que consiste cada um desses processos.

ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss- ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss- ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss- ssssssssssssssssssssssss s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s s
s

Relacionados