85440330574

1444 palavras 6 páginas
EXERCÍCIOS AULA 9
QUESTÕES TEÓRICAS
1. No que consiste o tratamento contábil de investimentos?
Consiste no reconhecimento, avaliação e evidenciação de investimentos. Assim, esses elementos dependem do tipo de investimento, intenção, direitos, entre outros. A intenção é uma das distinções dos investimentos, podendo ser temporário ou permanente. No qual, influencia na classificação e avaliação.

2. Quais as modalidades de investimentos em participações societárias? Explique detalhadamente o que consiste cada uma delas.
As participações societárias podem ser classificadas em Controladas, Coligadas, Controle Conjunto ou Outras Participações. Controlada é a entidade na qual a controladora, diretamente ou por meio de outra controlada, tem poder para assegurar, de forma permanente, preponderância em suas deliberações sociais e de eleger a maioria de seus administradores. Possuindo, assim, a investidora 50% do capital votante da investida. Coligada é a entidade sobre a qual a investidora mantém influência significativa, sem chegar a controlá-la. Influência significativa significa existência do poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida. É presumido que exista influência significativa quando a entidade possui 20% ou mais do poder de voto da investida. A existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por um ou mais das seguintes formas:
a) Representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;
b) Participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;
c) Operações materiais entre o investidor e a investida;
d) Intercâmbio de diretores ou gerentes; ou
e) Fornecimento de informação técnica essencial. Serão denominadas “Outras participações”, as participações societárias não englobadas anteriormente.

3. Como devem ser avaliados esses investimentos?
Os investimentos relevantes em sociedades coligadas,

Relacionados