8521897764

380 palavras 2 páginas
No diagnóstico, o conhecimento mais importante sobre a organização está nos seus integrantes e se expressa no discurso, ou seja, no que as pessoas dizem, seja de maneira formal ou informal. Diagnosticar a organização é o primeiro passo para a mudança e aprimoramento do sistema organizacional.
Realizar um diagnóstico é de suma importância para uma empresa, pois é através deste que apuramos o potencial ou as dificuldades da mesma. Um diagnóstico empresarial pode contribuir para uma melhor tomada de decisão, pois é o instrumento que apresenta uma visão global e dinâmica da empresa e define um roteiro geral do processo de decisão, não se trata de uma avaliação técnica, mas de um procedimento que habilita o empresário a obter uma visão clara, simples e precisa do conjunto de seu negócio. Um diagnóstico empresarial tem como objetivo elaborar um inventário dos pontos fortes e fracos de uma empresa em todos os seus aspectos. A tomada de decisão caberá ao dirigente da empresa, podendo prosseguir ou parar sua ação, então não será um diagnóstico que poderá piorar o estado de uma empresa, é necessário coragem em visualizar a importância da mudança e suas conseqüências. O Consultor empresarial é o agente de mudança externo à empresa, que através de um processo interativo, assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais. O consultor é a peça chave, pois através de suas análises, na coleta de informações, identificará os problemas, determinará suas causas, avaliará os recursos humanos e suas qualificações, na busca de soluções adequadas.
Através do diagnóstico é possível avaliar o potencial de mudança, cultura organizacional, valores da organização, estilos de liderança, estruturas de poder, fontes de conflito e desequilíbrio, entre outras variáveis relevantes na gestão empresarial.
BENEFICIOS
Permite aos gestores conhecer a realidade da empresa antes de tomar decisão estratégica ou realizar mudanças. Alguns benefícios importantes.
Identificar os

Relacionados