84728586

969 palavras 4 páginas
Comte
A)
Para Auguste Comte, o Positivismo era uma doutrina de característica sociológica, filosófica e política que surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises sociais e morais do fim da Idade Média e do surgimento da sociedade da indústria, que foi marcado com a Revolução Francesa. O Positivismo de Comte consistia na observação dos fenômenos, se opondo ao racionalismo e idealismo, através da promoção do primado da experiência sensível. A doutrina negava à ciência qualquer possibilidade de investigação das causas dos fenômenos naturais e sociais, pois considerava esse tipo de pesquisa inacessível e sem utilidade, era mais válido se voltar para o estudo e descoberta das leis.
B)
Estado Teológico: o ser humano explica a realidade apelando para entidades supranaturais (os "deuses"), buscando responder a questões como "de onde viemos" e "para onde vamos"; além disso, busca-se o absoluto.
Estado Metafísico: é uma espécie de meio-termo entre a teologia e a positividade. No lugar dos deuses há entidades abstratas para explicar a realidade: "o éter", "o povo" etc. Continua-se a procurar responder a questões como "de onde viemos" e "para onde vamos" e procurando o absoluto..
Estado Positivismo ou científico, as ilusões são superadas pelo conhecimento das leis invariáveis que regem os fenômenos. Para Comte, o estado positivo corresponde à maturidade do espírito humano e da humanidade.

Hegel
A)
O ponto de partida para entender Hegel é a sua afirmação de que a realidade não é substância (coisa), mas sim sujeito, ou seja, pensamento, espírito. “segundo o meu modo de ver (...) tudo depende de entender e expressar o verdadeiro não como ‘substância’, mas sim de entender e expressar o verdadeiro como ‘Sujeito’. Por isso Hegel é considerado um filósofo idealista. Dizer que a realidade não é substância e sim sujeito e espírito, significa dizer que é atividade, que é processo, que é movimento.

B) Segundo a dialética de Hegel todas as coisas nascem

Relacionados