8451234697854

447 palavras 2 páginas
ProFuncionário – Curso Técnico para os Funcionários da Educação
Gestão da Educação Escolar
Polo: (Votuporanga)
Lembrando-se dos assuntos abordados ao longo da disciplina Gestão da Educação Escolar, converse com alguns colegas de trabalho sobre as seguintes questões:
• quais são as funções da escola hoje em dia?
• o que a escola representa para a cidade, para o bairro?
• como são as tomadas de decisão na escola?
• quem participa do processo de tomadas de decisão?
• de que maneira os funcionários podem ser pró-ativos, visando contribuir com processos mais amplos de participação coletivo?
• quais mecanismos dificultam a participação dos trabalhadores não docentes nos processos decisório desta escola.
A partir das colocações de seus colegas redija um texto de 20 a 30 linhas, apresentando e refletindo sobre as questões e as discussões que ocorrem durante a disciplina Gestão da Educação Escolar.
Podemos dizer que a função social da escola deva ser a mais abrangente possível na formação integral do indivíduo, ou seja, preparar mão de obra para o mercado de trabalho, garantir a reprodução do conhecimento acumulado para as gerações futuras e visar à formação do cidadão, assim, proporcionaria ao estudante o conhecimento, a preparação para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania, podemos dizer que, a maioria das escolas, representa para seus bairros e cidades o cérebro pensante do entorno num todo. Pois tudo o que acontece na escola, acaba refletindo diretamente na sociedade, sejam coisas boas e ruins, pois, ela é vista na maioria por pais e alunos, uma participação mais ativa e presente de todos.
Hoje na escola isso se tornou um processo de decisões democrático, tendo a participação ativa e igualitária de toda comunidade escolar, através do Conselho Escolar, composto por professores, pais, funcionários, alunos e comunidade, pois devido a todos estes fatores que foi muito significativo, as tomadas de decisões na escola se deve as mudanças

Relacionados