836589 - Av 4 - introdução a economia

1003 palavras 5 páginas
Questão 1

NotaNão gerada

Na Unidade 1 você estudou os sistemas econômicos e viu que estes podem ser sistema capitalista ou sistema socialista. Em um sistema socialista podemos dizer que, os problemas do “o quê produzir”, “quanto produzir”, “como produzir” e “para quem produzir” devem ser resolvidos por qual dos agentes abaixo?

Alternativas

1 - Pelas empresas trabalhadores e governo

2 - Pelos representantes do povo, eleitos por meio do voto

3 - Pelas Organizações Não Governamentais quantidade dos fatores produtivos

4 - Pelos agentes econômicos no mercado

5 - Pela atuação do governo e do planejamento central da economia

Sua resposta

5 - Pela atuação do governo e do planejamento central da economia

Questão 2

NotaNão gerada

Falamos, na Unidade 2, dos objetivos da política macroeconômica e um destes objetivos é o controle da inflação. Depois de muitos anos de estudo os economistas observaram que havia uma ligação entre inflação e desemprego. Assim, desenvolveram uma forma gráfica de representar a relação de troca que existe entre combate a inflação e o nível desemprego que se apresentava como uma linha negativamente inclinada, implicando que quanto maior a inflação menor o desemprego. Esta relação entre inflação e desemprego ficou designada como:

Alternativas

1 - Curva de Engel

2 - Curva de Oferta

3 -
Curva de bens de Giffen

4 - Curva de Phillips

5 -
Curva de indiferença

Sua resposta

4 - Curva de Phillips

Questão 3

NotaNão gerada

No início do Plano Real ocorreram profundas mudanças na política fiscal, conforme verificamos na Unidade 3. As mudanças conduziram a geração de elevados superávits primários e elevação da carga tributária, principalmente nos primeiros anos do Plano, que chegou a 40% do PIB. Outra questão que se tornou relevante, foi que embora a arrecadação tenha crescido, a dívida pública continuou se elevando.

Relacionados