83276202/99

3832 palavras 16 páginas
Ribeirão das Neves

2013
SILVANE TAVARES DOS SANTOS BENTO

O Processo de Construção das Políticas de Proteção ao Idoso

Trabalho apresentado ao Curso Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Questão Social no Brasil.

Prof. Clarice Luz Kernkamp, Valquíria Ap. Dias Caprioli. Rodrigo M. Trigueiro, Maria Ângela Santini, Jossan Batistute, Maria Lucimar P.

Ribeirão das Neves
2013

Sumario:
Introdução ------------------------------------------------------------------ 1
Texto ---------------------------------------------------------------------2 a 5
Conclusão -------------------------------------------------------------------6
Referencia Biográfica----------------------------------------------------7

Introdução

Com os dados demográficos pesquisados podemos ver um largo crescimento da população idosa no Brasil, indicando que o país possui mais de 14,5 milhões de cidadãos com idade acima de 60 anos; consta-nos através desta pesquisa que poderá ser o país com a maior população idosa do mundo nos próximos anos.
Para esse envelhecimento temos como principais causas a diminuição da taxa de fecundidade fator crescente devido ao número de mulheres se inserindo no mercado de trabalho; a prevenção de natalidade; o planejamento familiar e também pela melhoria das condições de vida ocasionada, notadamente, pelo saneamento e pelas novas tecnologias medicas aumentando a estimativa de vida das pessoas.
Em virtude destes fatores nota-se que a população brasileira passa por uma transição demográfica, refletindo uma grande transformação na pirâmide populacional. Entretanto, alguns problemas decorrentes desse processo de envelhecimento vem aumentando, também em grande escala, motivados pela não proliferação de medidas efetivas através de politicas publicas voltadas para os problemas acarretados. A não efetivação de politicas publicas para tais

Relacionados