8185 26500 Capitulo5 Produtividade Gastos Ti

4979 palavras 20 páginas
Capítulo 5
Produtividade e Gastos em TI

Habilidades

•• Compreender os principais custos e benefícios relacionados ao uso da TI.
•• Conhecer mecanismos de apoio a decisão de investimentos em TI.

Seções de estudo

Seção 1: O que são gastos em TI?
Seção 2: Investimento em TI e produtividade
Seção 3: Avaliação dos investimentos em TI

__________
Ayres, Nilce Miranda. Gestão estratégica de tecnologia da informação. Palhoça : UnisulVirtual, 2015.

105

Capítulo 5

Introdução
Com o aumento da competitividade, as organizações estão cada vez mais voltadas para a lucratividade e produtividade das operações. Nesse contexto, os gastos em TI são mais questionados, seja na aplicação em novos projetos, seja naqueles relacionados a operação da TI para manter o que já está operando. As organizações precisam justificar esses gastos que realizam.
Ao mesmo tempo que surge a pressão pela justificativa dos gastos em TI, surge também a dificuldade de avaliá-los, pois o contexto das aplicações de TI vem se ampliando. As organizações têm buscado, nas tecnologias da informação, recursos para melhorar os processos organizacionais, promover a inovação no negócio e mesmo para alavancar suas estratégias.
Diante disso, a discussão sobre a avaliação dos investimentos em TI se torna relevante. Qual o impacto desses investimentos na produtividade das organizações? Quais as ferramentas disponíveis para apoiar as decisões de investimentos em TI?
Este capítulo tem como objetivo discutir o contexto da avaliação dos investimentos em TI.

Seção 1
O que são gastos em TI?
Para iniciar este capítulo, vamos entender os principais termos relacionados a gastos. Usualmente, gastos, custos e despesas significam a mesma coisa: um dispêndio. Mas há uma distinção entre esses termos.
Gastos são dispêndios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo tem que arcar a fim de atingir seus objetivos.
Custos são medidas monetárias dos dispêndios financeiros com os quais uma organização, uma

Relacionados