81075120 Trabalho de Literatura Intertextualidade

4409 palavras 18 páginas
COLÉGIO POTÊNCIA 3ª Série do Ensino Médio

Nanotecnologia

Michelle Sant’Ana - 33

Conselheiro Lafaiete
2011
Alexander Dias -1
Jean Victor Barros -2
Karina Daniela de Lima -3
Letícia de Souza Assis - 24
Michelle Sant’Ana - 5

INTERTEXTUALIDADE

Trabalho apresentado ao Colégio Potência para obtenção de créditos na disciplina de Literatura da professora Joana D’arc.

Conselheiro Lafaiete
2011

sumário

1 - INTRODUÇÃO 6
2 - Pastiche 7
3 - PARÓDIA 11
4 - BRICOLAGEM 13
5 - ALUSÃO OU REFERÊNCIA 14
6 - SAMPLE 16
7 - PARÁFRASE 17
8 - CITAÇÃO 19
9 - CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

Introdução:
“É uma ilusão dos parvos ou ignorantes acreditarem que possuem tesouros de originalidade, e que aquilo que pensam, ou dizem, nunca foi antes pensado, ou dito por ninguém”. Fernandes
Pinheiro, citado por Antônio Cândido (1975, p. 11). A intertextualidade, processo no qual o presente recupera o passado rompendo-o, complementando-o, suplementando-o e tema sobre o qual o trabalho a seguir falará com maiores detalhes, pode ser definida como um código (texto) que explica o próprio código, ou seja, um texto explicando outro texto, dando precisão ao código utilizado pelo emissor através de informações conceituais, definições e explicações, sem as quais um texto poderia ser incompreensível.
Quando um autor monta sua obra, certamente tem, dentro de si inspiração, o que já pode ser considerado um processo intertextual. Quando cita em suas obras, frases já ditas por outros autores, quando parodia uma musica, fazendo nela, elogios ou criticas sobre um certo tema, ou até mesmo quando simula o estilo de outro autor esta utilizando desse recurso.
É subdividida em alguns elementos, dentre eles: citação, bricolagem, sample, alusão paráfrase, paródia e pastiche, que serão retratados com maior clareza logo a

Relacionados

  • Intertextualidade
    1526 palavras | 7 páginas