805852705/23

5930 palavras 24 páginas
Gabarito das Autoatividades
FILOSOFIA GERAL E DA EDUCAÇÃO
(ART – BID – GED – HID – LED – MAD – PED)
2011/1
MÓDULO II

UNIASSELVI
NEAD

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

3

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES DE
FILOSOFIA GERAL E DA EDUCAÇÃO
UNIDADE 1
TÓPICO 1
Questão única: Este assunto rende boas reflexões. Gostaríamos de partilhar algumas questões mais intrigantes para que você possa tirar suas conclusões ou discutir com algum interlocutor. Será que a “ágora virtual” permitirá maior participação política? Poderá um dia o espaço virtual se transformar num lugar para deliberação de necessidades públicas? Será que a internet só revolucionou as formas de comercialização?
R.: Os questionamentos desta autoatividade pretendem provocar uma reflexão sobre os novos contextos que os meios de comunicação estão proporcionando.
Procure identificar os pontos positivos e negativos indicados pelos acadêmicos sobre cada item apontado nas questões desta autoatividade.
TÓPICO 2
1 Como surgiu a Filosofia?
R.: A Filosofia surgiu no século VI a.C., quando alguns pensadores resolveram duvidar das explicações mitológicas e começaram a pensar na possibilidade de explicar a realidade a partir da razão, sem recorrer à fé.
Surgiu gradativamente, em substituição aos mitos e às crenças religiosas, na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam.
A formação do pensamento filosófico deu-se na passagem do Mito para a
Razão.
2 Ao pensar sobre o papel da Filosofia, Leão (1991) propôs a seguinte reflexão: “na era atômica, em que a técnica e a ciência desenvolvem um vigor planetário, a missão da Filosofia não é corrigir ou substituir-se à ciência.
É apenas ser a catarsis de uma autoconsciência”. O que o pensador está sugerindo? R.: A interpretação dos acadêmicos pode estar relacionada aos seguintes pontos: ● é importante olhar para a própria existência do ser humano;
● o papel da Filosofia não é o de desenvolver técnicas e realizar

Relacionados

  • 805852705/23
    1199 palavras | 5 páginas
  • 805852705/23
    883 palavras | 4 páginas
  • 805852705/23
    869 palavras | 4 páginas