80245692134

1903 palavras 8 páginas
Um dos mais importantes teóricos do século XX, em 1918, defendeu seu doutorado em ciências naturais com apenas 22 anos, na Universidade de Neuchãtel, apresentando uma tese sobre moluscos. Entre 1919 e 1920 estudou psicologia (metodologia experimental e medida de capacidades mentais), e clínica psiquiátrica com o médico Eugen Bleuer (1857-1939) em Zurique. Também estudou e praticou psicologia no Instituto Alfred Binet, em Paris. Em sua carreira universitária foi professor de diversas disciplinas, em várias instituições.
Seus estudos sobre embriologia mental mostraram a origem do funcionamento das estruturas cognitivas orgânicas, marcado pelas operações de classificação, seriação e implicação ao iniciar suas pesquisas para a construção dos modelos do funcionamento das estruturas necessárias para o aprendizado. Piaget observou passo a passo a evolução do comportamento da criança desde o dia do nascimento até os 2 anos. Este trabalho foi realizado, num primeiro momento, com seus próprios filhos, Jacqueline, Lucienne e Laurent, o que não quer dizer que só tenha observado esses três casos; ele e seus colaboradores acompanharam crianças em vários países, incluindo alguns da África e do Oriente Médio.
A teoria de Piaget tem dois aspectos complementares. O primeiro é construir modelos das estruturas mentais orgânicas, cujo funcionamento faz parte da dinâmica psíquica e cerebral da espécie humana. O mérito do pesquisador foi formalizar esse funcionamento identificando suas operações básicas a classificação e a seriação ou ordenação, ligadas entre si. O segundo aspecto fundamental dessa obra extraordinária foi mostrar a ontogênese desse funcionamento por intermédio de uma embriologia mental, ou seja: os estágios. Sua coordenação sensorial e motora necessita de exercícios para se consolidar e se afirmar. O bebê assimila uma parte do mundo ao redor e passa a interagir cada vez mais com o ambiente - inicialmente, por meio da sucção, depois da preensão e assim por diante. O

Relacionados