8 º ano 1bim

351 palavras 2 páginas
CIEP 025 GETÚLIO SALES RODRIGUES
Aluno: __________________________________ Turma: 801 Data: ___/___/______
Disciplina: História Professora: Viviane Nunes Nota:
Prova de História
1. Acerca do movimento de ideias que teve início no século XVII e propagou-se no século XVIII, denominado Iluminismo, assinale a alternativa correta:

a)Para os iluministas, o conhecimento era fruto da observação e da experiência, sendo os homens aptos a pensar por si mesmos.
b)A elaboração da Enciclopédia foi um marco na crítica iluminista ao princípio da razão, presente nas concepções científicas vigentes.
c)Como projeto social, os iluministas defendiam a vida comunal e o retorno ao coletivismo dos povos primitivos. d)Os filósofos iluministas foram responsáveis por propagar, pelos dois lados do Atlântico, a teor ia do direito divino dos reis.
e)No campo da política, os filósofos iluministas propunham a revolução, a transformação radical e a tomada do poder pelas classes populares.

2. Sobre o movimento iluminista (ou Ilustração), marque V nas alternativas verdadeiras e F nas falsas.
a)o movimento iluminista era composto principalmente de intelectuais. ( )
b)o nome iluminismo originou-se da ideia de que a Europa vivia, desde a época medieval, um longo período de luzes e de esclarecimento. ( )
c) esse movimento criticava a influência política e cultural da igreja, os privilégios da nobreza,a servidão no campo, os monopólios comerciais de certas corporações e do estado e a censura às ideias consideradas “perigosas”. ( )
d) Na visão dos iluministas, só a razão poderia direcionar a história humana ao caminho da luz. ( )
3. Cite algumas características do pensamento Iluminista:

Relacionados

  • direito
    6814 palavras | 28 páginas